28 junho 2006

Continuação do Concerto da Orquestra Filarmónica de Berlim - Waldbühne 2006

A pedido da JE, aqui fica o Massenet, noutra magnífica interpretação da violinista Janine Jansen.
Mais abaixo, poderão ver ainda outro vídeo, com a peça Marcha Florentina op. 214 do compositor checo Julius Fučík (1872-1916). Resolvemos incluí-lo, porque é um dos momentos do concerto em que as imagens, onde não falta um parzinho de namorados:), demonstram bem o entusiasmo e alegria do público.

Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.



Jules Massenet: Meditation da Ópera Thais para Violino e Orquestra



Julius Fučík: Marcha Florentina op. 214

Noch mal, viel Spaß! :)

23 junho 2006

Concerto da Orquestra Filarmónica de Berlim na Waldbühne - 2006


Excerto da Suite para Orquestra Alladin do compositor dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931)


Ainda não foi desta que organizámos a excursão a Berlim :)))), mas, para vos compensar, vamos fazer neste post a reportagem do concerto que teve lugar no passado Domingo, dia 18 de Junho.

Este ano, o tema do concerto foi "As Mil e Uma Noites", tendo assim sido apresentadas peças que de alguma maneira têm um carácter "exótico".
A Orquestra Filarmónica de Berlim foi dirigida por Neeme Järvi, um maestro estónio, actualmente director musical da Orquestra Sinfónica de Detroit e maestro convidado da Orquestra Filarmónica do Japão.
Como solistas, actuaram o soprano Marita Solberg, o mezzo-soprano Ingebjorg Kosmo e a violinista holandesa Janine Jansen, que nos interessa particularmente, pois é um excerto da sua excepcional actuação que poderão apreciar no vídeo abaixo. Para além desta peça, Introdução e Rondó Capriccioso op.28 de Camille Sant-Saëns, a jovem violinista interpretou também a Meditation da ópera Thais, para Violino e Orquestra, de Jules Massenet.

Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.


Camille Sant-Saëns: Introdução e Rondó Capriccioso op.28

Lista completa do programa de 2006:
W.A.Mozart: Abertura da ópera O Rapto do Serralho
Carl Nielsen: Suite para Orquestra Aladdin op. 34
Nikolai Rimsky-Korsakow: Suite Sinfónica Sheherazade op. 35
Edvard Grieg: Suite Peer Gynt
Jules Massenet: Meditation da Ópera Thais para Violino e Orquestra
Camille Sant-Saëns: Introdução e Rondó Capriccioso op.28
Julius Fucik: Marcha Florentina op. 214
Paul Lincke: Berliner Luft

Para mais informações sobre os concertos anuais da Orquestra Filarmónica de Berlim na Waldbühne, poderão ver aqui o post dedicado ao concerto de 2005.

Viel Spaß! :)))))))

15 junho 2006

O que é uma cadência?




Excerto da Fantasia em Ré menor K.397 de Mozart
Interp. Viktor

No próximo dia 21 de Junho realiza-se na Casa da Música do Porto um concerto de piano com Jorge Moyano que, no âmbito das comemorações dos 250 do nascimento de Mozart e dos 150 anos da morte de Schumann, interpretará as seguintes obras:

W.A.Mozart
- Fantasia em Ré menor K.397
- Fantasia em Dó menor K.475
- Sonata em Dó menor K.457

R. Schumann
- Papillons op.2
- Carnaval op.9

A próposito deste concerto, nomeadamente da primeira obra que consta do programa, lembrámo-nos de falar acerca da cadência.
No período clássico, era habitual existir, normalmente no final do 1ºandamento, uma secção denominada cadência, cuja função era permitir ao intérprete demonstrar as suas capacidades vistuosísticas. Assim, esta secção caracterizava-se por possuir notas rápidas, escalas e outras "habilidades técnicas".
Havia dois tipos de cadências: cadências escritas e cadências improvisadas. No primeiro caso, as notas eram determinadas na pauta pelo compositor, enquanto que no segundo caso aquele escrevia apenas a palavra cadenza, sem especificar concretatamente que notas deveriam ser tocadas, cabendo ao intérprete executar uma improvisação.
Verificava-se também que determinados compositores escreviam cadências para obras de outros compositores. Beethoven escreveu diversas cadências para obras de Mozart, como por exemplo, a cadência do primeiro andamento do célebre Concerto nº20 para piano e orquestra. Também diversos editores escreveram cadências que foram incluídas em obras de vários compositores. Assim, podemos encontrar no mercado várias partituras da mesma obra, com cadências diferentes ou mesmo sem qualquer cadência.

No botão abaixo poderão ouvir duas cadências (escritas) da Fantasia em Ré menor de Mozart.



Duas cadências da Fantasia em Ré menor K.397 de Mozart
Interp. Viktor

Esperamos que os interessados tenham comprado já o seus bilhetes, pois julgamos que neste momento estão esgotados. Para quem for ver, bom concerto! O pianista é excelente e quanto aos compositores, palavras para quê?:)))

09 junho 2006

An offer you can't refuse: os 12 violoncelistas visitam o Padrinho :)

Finalmente, depois de tanta maintenance!
Como sabem pelos posts anteriores dedicados a este grupo, o conjunto Die 12 Cellisten der Berliner Philharmoniker efectuaram um espectáculo onde interpretaram temas de filmes célebres. Aqui vai mais um :))

Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.



Para criar ambiência, uma “line” famosa da “Trilogia”:

Michael (speaking with the father of the girl he plans to marry, and after telling him that he's in hiding from some gangsters): Some people will pay a lot of money for that information; but then your daughter would lose a father, instead of gaining a
husband. :)))))