28 março 2006

O Cravo Bem Temperado

J.S.Bach e três dos seus (muuuuuuuuuuitos) filhos
Estão a ouvir a Fuga nº2 em Dó menor de J.S.Bach (na versão para piano interpretada por Glenn Gould). Esta peça faz parte da obra conhecida como O Cravo Bem Temperado a qual possui dois volumes chamados cadernos. Em cada um destes cadernos, estão incluídos 24 conjuntos de Prelúdios e Fugas, correspondendo a todas as escalas maiores e menores existentes. Assim, cada "conjunto Prelúdio e Fuga" está composto numa tonalidade diferente. Como é lógico, o primeiro conjunto é em Dó Maior, o segundo em Dó menor e assim sucessivamente, percorrendo todos os 12 meios tons das escala. Como estes 12 meios tons tanto podem ser tonalidades maiores ou menores, temos assim 24 conjuntos x 2 cadernos = 48 conjuntos ou 96 peças musicais :))))

Porque terá Bach chamado a esta obra O Cravo Bem Temperado? Será que havia um cravo "mal temperado"? De facto, sim, havia. No início do Séc.XVIII, coexistiam diversos sistemas de afinação (com nomes muito fáceis :)) de fixar aos quais voltaremos noutro post), os quais afinavam primeiro algumas notas do cravo e depois outras notas intermédias, gerando intervalos puros (certos) numas notas e intervalos irregulares noutras. Assim, era possível tocar apenas em algumas tonalidades e não em todas. Em meados do Séc.XVIII, surgiu um novo sistema de afinação que dividia a escala em 12 partes exactamente iguais. Este sistema subsiste até hoje nos pianos modernos. Claro que nenhum dos intervalos é puro, mas antes um compromisso, de modo a que todas as notas soem bem.
Bach foi o primeiro compositor a escrever uma obra que tirasse partido deste novo método de afinação, provando assim aos seus contemporâneos mais cépticos que era possível tocar em todas as tonalidades.

Trabalho de casa: descobrir quantos filhos teve Bach:) Como alguns saberão, vários foram também compositores, nomeadamente, Carl Philipp Emanuel Bach, Wilhelm Friedmann Bach e Johann Christian Bach.

13 Comments:

Blogger b' said...

boa noite

obrigada pela resposta pronta :))
quando experimentar logo direi se resultou :))

para retribuir a gentileza fui fazer os trabalhinhos e....
são vinte os filhos do senhor joão sebastião!!!
sete do primeiro casamento e 13 do segundo, acertei?

bjs
@:)

29/3/06 01:29  
Blogger b' said...

esta dos sistemas de afinação!!!
as coisas que a gente aprende!!!
realmente tudo tem uma origem

@:)

29/3/06 01:34  
Blogger viktor said...

B',
A resposta está correctíssima!!

Posso ainda dizer que o primeiro casamento foi com Maria Barbara e o segundo com Anna Magdalena. Bach casou com esta última poucos meses após a morte da 1ª mulher.
Bjs.

29/3/06 14:35  
Blogger andorinha said...

Continuo a minha aprendizagem.:)
Beijinhos aos dois.

29/3/06 16:03  
Blogger Carlos Gil said...

eu tinha ideia que eram uns 18, não andei longe (há pouco tempo, quando ouvi um concerto do Chiado Ensemble - é assim, n é? - foi feita referência à imensa prole, na 'introdução', o que me fez largar um resmungo instântaneo e inpensado que fez rir a plateia: "mangusso!" lol
Abração

29/3/06 17:39  
Blogger wind said...

20 filhos??????????????? Bolas! lololol. Gostei muito deste ensinamento musical, adoro Bach:) Beijos

29/3/06 23:12  
Blogger viktor said...

Andorinha,
Por cá as aulas continuam.
Bjs.

Carlos Gil,
Mangusso é a palavra certa. Basta pensar que os últimos 13 filhos nasceram entre 1721 e 1735!
Um abraço.

Tété,
A ideia é mesmo essa. Educar de uma forma divertida. Obrigado pela visita.
Bjs.

Wind,
Muitos filhos e muita música. Mais de 1000 obras catalogadas.
Bjs.

30/3/06 00:05  
Anonymous Anónimo said...

Querida amiga: tenho andado perdido por causa da política e da acumulaçãode trabalho no escritório. Agora que regressei, é bom voltar ao BonaMusica e refrescar a alma com o cravo bem temperado. Muitos beijos para ti e um grande abraço para o Víktor.

30/3/06 09:07  
Anonymous Anónimo said...

Olá Pamina!
Trabalho de casa, ires aqui
http://chuinga3.blogs.sapo.pt/35813.html
e responder ao inquérito (em 'post' no teu blog).
Beijo!!, IO.

30/3/06 16:22  
Anonymous Anónimo said...

Gosto de Bach, de cravo e gostei de te ler aqui e de ouvir fazer soar o 'cravo', no sábado!! - beijo aos dois, uma a que não passa pela cabeça ter filhos lol!

30/3/06 17:48  
Blogger Amélia said...

Que bom poder ouvir e ler...Bom dia, amigos!
Faz hoje anos que nasceu Haydn...

31/3/06 13:41  
Blogger Unknown said...

Alo malta espero que eteja tudo bem com todos voces,Meu nome e feliciano de castro sou mocambicano e pianista autodidacta.conheci a vida e obra de bach a poucos anos e desde entao me interessa muito.meus herois sao bach, chopin e liszt
abrcs

5/2/08 21:18  
Blogger morenocris said...

adorei o seu blog. sou apaixonada por bach. pelos clássicos. fiz um print de seu blog e coloquei o seu link.

beijinhos.
bom domingo.

1/2/09 12:09  

Enviar um comentário

<< Home