30 maio 2006

The Young Person's Guide to the Orchestra

Estão a ouvir um excerto da peça The Young Person's Guide to the Orchestra do compositor inglês Benjamin Britten, composta sobre um tema do seu compatriota Henry Purcell. Com efeito, na sequência do último post, lembrámo-nos de que seria interessante continuar a observar os vários naipes da orquestra sinfónica e os respectivos instrumentos.

Imagem retirada do manual de Educação Musical 100% Música 5ºAno.


Como podem ver pela gravura acima, há 4 naipes de orquestra: cordas (em fundo amarelo), sopros de madeira (em fundo verde), sopros de metal (em fundo azul) e percussão (em fundo castanho). Indicaremos agora os instrumentos que compõem normalmente os vários naipes e o seu número habitual (referente a uma orquestra sinfónica actual). Para voltar a ouvir a secção correspondente a cada naipe, clique no botão respectivo.

Cordas:
Violino -20 (10 primeiros violinos e 10 segundos violinos)
Viola de Arco - 8
Violoncelo - 6
Contrabaixo - 3 a 4
Harpa - 1 a 2

Sopros de Madeira:
Flauta Transversal - 2
Oboé - 2
Clarinete - 2
Fagote - 2

Sopros de Metal:
Trompete - 2
Trompa - 2 a 4
Trombone - 2 a 3
Tuba - 1 a 2

Percussão:
Timbale - 2
Pratos - 2
Caixa de Rufo - 1
Bombo - 1

Devido à crise económica, espera-se que o número de instrumentos, das cerca de uma dezena de orquestras existentes em Portugal, seja drasticamente reduzido. Poderá saber mais informações acerca das futuras mini-orquestras no blog A Flauta de Pã :))). Para ver esse post, por favor, clique aqui.

18 Comments:

Blogger mtc said...

Olá Pamina e Viktor

Bem me parecia que tinha estado a estudar esta matéria há bem pouco tempo com o meu filho mais novo. Lembrei-me logo da imagem do livro do 5º Ano. :)))
Beijinhos e boa noite para os dois

PS: Aproveito para comunicar que o meu endereço agora é outro.
Tentativas falhadas é o que dá :))

http://amemoriaeotempo.blogspot.com/

Ainda vai levar um tempo para pôr tudo em ordem...se conseguir recuperar:))

30/5/06 23:55  
Blogger wind said...

Muito boa esta aula que nos deste:) Adorei ouvir os diversos instrumentos a tocarem a mesma música e no fim tornei a ouvir a música toda:)
beijos

31/5/06 10:52  
Anonymous Anónimo said...

Pela lição, obrigada, prof'! - vou dizer à minha enkarregada de educação para não te chumbar lol! - beijo aos dois, IO.

31/5/06 16:07  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Adorei este momento musical. E, a lição... nota 5... muito bem!!

Um abraço carinhoso e resto de boa semana ;)

31/5/06 22:48  
Blogger b' said...

olá

fiz como a wind ;)

todos juntos, depois cada naipe e no fim todos juntos outra vez :))

gostei especialmente dos sopros de madeira
mas sinceramente não sei se gosto mais do todo ou da parte...
bjs
@:)

31/5/06 23:24  
Blogger ASPÁSIA said...

Bonita lição, muito bem ilustrada com os exemplos naipe a naipe. E esperemos que não seja preciso empenhar parte dos instrumentos das nossas orquestras para comprar ecrans de plasma para ver o futebol, na Assembleia e outros sítios apropriados...
Obrigada pela recomendação à Flauta de Pã...

Beijinhos nada económicos para os dois:))

1/6/06 00:48  
Blogger viktor said...

Mt - Teresa,
Ora aqui está um bom exemplo para todos os pais e encarregados de educação do país. Apoiar os filhos nos estudos é meio caminho andado para que eles obtenham sucesso escolar!
Já vi o teu blog versão 2.0. Continua. Parabéns pela persistência.
Bjs.

Wind,
Isso mesmo. Depois de aprender, toca a rever a matéria :))
Bjs.

Io,
Pelo menos alguém que me vai dar positiva :))) ou alguma coisa, pelo menos.
Director de Turma sofre. Já lá vão 3 semanas sem qualquer encarregado de educação na hora de atendimento :(
Bjs.

Poesia portuguesa,
Obrigado pela avaliação :)))
Abraços e até à próxima.

B',
Muito bem. Seguiste o exemplo de uma boa aluna! E não esquecer que a flauta transversal, apesar de ser feita de metal, pertence aos sopros de madeira.
Acho que deves ter gostado mais do todo, porque até as partes eram um todo :)))
Bjs.

Aspásia,
Chama-se a isto: interblomusicanação.
Quanto ao plasma, estava mais a pensar em pequenos LCDs nas bancadas parlamentares. Estou mesmo a ver uma votação: "Levante-se quem vota a favor". Uma bancada inteira levanta-se: "É goooolo!!!!".
E assim vai Portugal...
Bjs.

1/6/06 23:28  
Blogger papoilasaltitante said...

Vir aqui é sempre um prazer!!!
Excelente aula. Um professor a prestar serviço público... e sem "aversão ao saber"... INCRIVEL!!!
:)))
Bjs

2/6/06 14:27  
Anonymous Anónimo said...

Olá! espreito pela janela um pouco indiscretamente.Essa página de didáctica da música faz jus âquilo que Ana Carita dizia entusisticamente no final de uma formação: gosto de nós ( os profs) . Passo aquela expressão de que só existe a disciplina de música no 2º ciclo. Calculo que haja escolas do 3º ciclo que têm, mas são realmente poucas para podermos dizer que a escola cria sensibilidade, porque é disso que se trata,neste caso para a arte dos sons...( por exemplo a minha não tem no 3ºciclo e outras onde andei, e a de muitos colegas onde leccionam ou leccionaram, é um pouco a regra) Bem, li-te através doutro blog, o meu nasceu, mas não teve ainda o devido cuidado!Até à próxima , talvez 2ª não é!

2/6/06 19:58  
Anonymous Anónimo said...

Continuando a aprender, calada que nem um rato!

Bom fim de semana

das primas

Teresa e Patricia

2/6/06 21:52  
Blogger viktor said...

Papoila Saltitante,
Por acaso é uma das matérias que mais gosto de ensinar. Ainda hoje dei revisões dos naipes de orquestra :)
Quanto à "aversão": tenho mais aversão às notas desafinadas :))
Bjs.

Anónimo,
Ainda bem que espreitas e principalmente ouves os sons que por aqui tocam. Por acaso, na escola onde lecciono há aulas de Educação Musical no 3ºciclo, mas de facto são poucas as escolas, embora aqui ma zona Oeste já exista um número considerável.
Basta um pouco de pressão junto dos Conselhos Executivos. Porém, há até professores de Educação Musical do 2ºciclo que não desejam que a disciplina abra no 3ºciclo nas respectivas escolas. Que dizer? Em todo o lado há velhos do Restelo...
Em princípio, até 2ª. E boa sorte com a construção do blog :))

Agência PTB,
Este blog até já tem ratos :)))
Bom fim de semana para as primas.
Bjs.

2/6/06 23:35  
Blogger ASPÁSIA said...

Olá Viktor

Pelos vistos acabas de passar aqui... é para dizer que te deixei umas respostas ao teu coment. na "caixa" do Pã... não na de Pandora, credo...
Entretanto tenho estado com uma laringite aguda... e não por cantar o Ouro do Reno, antes fosse... é causada pela sinusite. Mas creio na 2ª feira estar capaz de piar algo no jantar... no entanto se não pudesse ir avisaria.

Bom fim de semana para ambos e bjs afónicos...

2/6/06 23:47  
Blogger ASPÁSIA said...

Vik

Ah Ah Ah (afónico)! Que piada, vejo que já lá foste... foi como brincar à apanhada ou ao toca e foge... bons tempos, bons tempos... não é preciso responderes, olha a tua devoção a Morfeu... ;))

Vaarwel...

2/6/06 23:56  
Anonymous Anónimo said...

Lindo como sempre!!!
Adorei a aula.Devagarinho vou aprendendo...Mil beijinhos para os dois.

5/6/06 15:50  
Anonymous Anónimo said...

Boa música é tudo o que há!
Queria dizer que adicionei o bona música aos meu favoritos, tudo bem?
Beijos e bom dia!

6/6/06 14:29  
Blogger viktor said...

Delfim Peixoto,
Obrigado pela visita.
Abraço e até à próxima.

Ni,
Mais uma avaliação positiva. Será que é desta que vou mudar de escalão? :)))
Bjs.

Dakidali,
É essa uma das virtudes da música :))
Até breve.
Bjs.

Yonara,
Por aqui tudo bem. Obrigado pelo link. Boa semana. Volta sempre.
Bjs.

6/6/06 23:56  
Anonymous Anónimo said...

O nosso lema:
Prometemos - Conseguimos

Máxima Confidencialidade

Oferecemos os nossos serviços...

Ó Viktor: rato é só metáfora...

Beijos das primas

Teresa e Patricia

8/6/06 14:20  
Blogger JFR said...

Boa noite:

Um blog precioso. Porque não publica mais?

Obrigado

8/6/06 23:32  

Enviar um comentário

<< Home