Nasceu em 1704 e viveu apenas 38 anos, José António Carlos de Seixas, o mais importante compositor português de música de tecla do Séc.XVIII.
Restam-nos da sua obra, que terá sido mais vasta, cerca de 105 sonatas para instrumentos de tecla e ainda 3 importantes peças que constituem casos ímpares na música portuguesa setecentista: uma
Abertura em estilo francês, uma
Sinfonia em estilo italiano e um
Concerto para Cravo e Orquestra
que é um dos primeiros exemplos do género em toda a Europa
(Cf. Kastner, Carlos de Seixas, Coimbra, 1947).
14 Comments:
Pamina e Viktor,
Espectacular o som. E excelentes os ensinamentos. Além de ter ficado a conhecer dois bons 'sites' através dos links.
Keep up the good work.
É e continuará sendo, certamente, um bloco de notas imperdível, pelo empenho e bom trabalho dos seus autores.
Bons links, bons ensinamentos e desafios curiosos.
Parabéns
Portocroft e E&E,
Ainda bem que gostaram. Pensámos que seria interessante divulgar a obra de outro músico português e aproveitar para falar um bocadinho do cravo.
Belíssimos, texto e música. Adoro o som do cravo. E é tão bom aprender estas coisas! Obrigada :) Beijinho grande e uma óptima semana.
É impressionante o som desse teclado, parece mesmo um cravo!
Quem tiver curiosidade, pode ver aqui
as partituras das tocatas do Carlos Seixas.
Venho deixar mais um beijinho e agradecer os elogios :)
Olá Mi,
Obrigado pelo link.
Realmente a combinação de várias ondas sonoras simultâneas consegue uma reprodução do tipo de som de cravo, ao longo das três fases (atack, sustain e decay).
Para além deste instrumento, há outros muito bons, para além de incluir um sampler que permite a gravação e criação de novos instrumentos.
Viktor,
Não percebo muito de acústica por isso fui consultar a "Bíblia" (Acústica Musical - Luís. L. Henrique) mas encalhei logo quando ele diz que há instrumentos de corda beliscada em que não chega a haver regime permanente(sustain?)porque depois do ataque o som declina imediatamente.
Por outro lado o Viktor fala nas 3 fases.
Fiquei baralhada...
Quer dizer que o cravo não é um desses instrumentos?
Olá Mi,
O som do cravo neste sintetizador é criado por duas variantes da mesma onda sonora. A primeira é accionada quando a tecla baixa e possui um decay lento (80). A segunda é accionada quando a tecla regressa à posição original e possui um decay muito rápido (10).
Nas duas ondas sonoras, tanto o attack como o sustain estão a zero (o que orgãos electrónicos de má qualidade não conseguem fazer). Para além disso existe uma componente de reverberação em que o attack é zero e o sustain é longo, o que reproduz o efeito da caixa de ressonância do cravo.
Portanto, é necessário configurar os três valores (attack, sustain e decay) mesmo que o valor de alguns deles sejam zero.
Nota: Quando me refiro a attack, trata-se do tempo até que a onda sonora atinja o volume máximo. Sustain é o tempo em que onda sonora permanece no volume máximo e decay é o tempo até que a onda sonora deixe de soar.
Beijinhos com votos de um óptimo fim de semana graaaaande! :)
Obrigada, Viktor!
Com as suas respostas "obrigou-me" a fazer umas quantas pesquisas para conseguir perceber melhor.
Entretanto, lembrei-me de deixar aqui este link sobre as ondas sonoras para os mais novos: Sounds Amazing
Venho deixar um beijinho e informar que tens/têm um desafio lá no meu blog, caso aceites/aceitem, claro :)
Amiga, obrigada por aceitares o desafio. Pois é, o link não abre mas está correcto, igual ao da lista de links dos AMIGOS, na barra lateral esquerda. Por vezes acontece, mas depois a situação regulariza-se. Podes responder num post, aqui, ou (como fazem algumas pessoas, quando se trata destas "correnets") num outro blog criado para o efeito...Um grande beijinho!
Parabéns e obrigado por disponibilizar a música de um compositor tão encantador e pouco conhecido.
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