29 janeiro 2006

Toca a compor! :)

Praça Mozart em Salzburg

Como prometido na semana passada, vamos continuar a celebrar os 250 anos do nascimento de Mozart, apresentando um sistema de composição, inventado por este compositor em 1787, que se chama Musikalisches Würfelspiel, ou seja Jogo de Dados Musical.
Este sistema é muito complexo e permite milhões de diferentes combinações, conforme poderão ver neste site. Assim, criámos para esta ocasião uma versão simplificada que, ainda assim, possui 256 combinações.



A música que podem ouvir aqui não é de Mozart, mas foi composta por nós, utilizando a opção 1244. Depois de ter sido escolhida uma versão de cada secção, o conjunto das 4 foi tocado e gravado cá em casa, em flauta, violino e violoncelo.

O que vos propomos é o seguinte: cada leitor do blog fará a sua opção e indica-la-á num comentário, juntamente com a menção dos instrumentos que deseja ouvir (por exemplo: só piano, violino, piano e clarinete, flauta e orquestra, etc). Todas estas "composições" serão gravadas e publicadas na próxima semana.

Vejamos então em pormenor como funciona este sistema:
Existem 4 secções diferentes A, B, C e D. Em cada uma destas secções há 4 versões. De cada uma delas, escolham aquela que mais vos agradar, de forma a chegar a uma combinação de quatro números.

Secção A
Versão 1 Versão 2 Versão 3 Versão 4

Secção B
Versão 1 Versão 2 Versão 3 Versão 4

Secção C
Versão 1 Versão 2 Versão 3 Versão 4

Secção D
Versão 1 Versão 2 Versão 3 Versão 4

Relembramos que a música que estão a ouvir foi obtida através da seguinte combinação:
Secção A - Versão 1
Secção B - Versão 2
Secção C - Versão 4
Secção D - Versão 4

Assim, há ainda 255 combinações disponíveis. Claro que cada leitor poderá indicar mais do que uma combinação. Não se esqueçam de mencionar os instrumentos.

Esperamos que se divirtam :)

(Se tiverem algum problema ou alguma dúvida, por favor, enviem um e-mail ou escrevam nos comentários.)

16 Comments:

Blogger wind said...

eheheh, vamos lá ver o que isto vai dar:)
SecçãoA-versão2
SecçãoB-versão3
SessãoC-versão1
Sessaõd-vrsão2

Piano e violino.
beijos*

29/1/06 22:43  
Anonymous Anónimo said...

Viktor,
Isto é mesmo muito divertido :)
Eu vou para as cordas: Violino, viola e violoncelo.
2 1 4 3

30/1/06 04:13  
Anonymous Anónimo said...

Que ideia genial!!!
Já me sinto uma MozartAna!!!
Aí vai a minha escolha-A3-B4-C4-D2
Mil beijinhos para os dois e mais uma vez obrigada.
Ah!já me esquecia-Piano,Violino e Clarinete.

30/1/06 17:47  
Blogger andorinha said...

Olá! cá vai: secção A-1, secção B-4, secção C-3 e secção D-2.
Piano e clarinete.

Beijinhos.:)

30/1/06 21:52  
Anonymous Anónimo said...

A4
B3
C2
D3
Pode ser em piano e harpa... mas a falar verdade, como ficaria em saxofone?

Um abraço carinhoso e grata por todas as vossas palavras ;)

31/1/06 12:17  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Fiquei-me por aqui a ouvir a Flauta Mágica...
As minhas escolhas... parece-me que a Marota já tratou disso, mas com ela nunca fiando... deu para aí uma escolha de fugir! Com toda a certeza!!

eheheh

Um abraço terno e boa semana :)

31/1/06 12:20  
Blogger lobices said...

...Pamina: só para agradecer e retribuir as tuas amáveis visitas
...um beijinho

31/1/06 19:20  
Blogger viktor said...

Olá a todos os compositores,:)
Muito obrigado pelas vossas propostas.

No próximo post, poderão ouvir as vossas obras.

Abraços e Bjs.

1/2/06 23:28  
Blogger mixtu said...

obrigado, pois eu diverti-me...

3/2/06 18:47  
Blogger Amélia said...

Belo trabalho.Então vá lá:
A 3 -B 4 -C 2-D-1

Um beijo amigo

4/2/06 09:26  
Blogger Moon said...

Olá! Já chego tarde, mas se foi possível esta é a minha composição:
2 4 3 4.
Beijos

6/2/06 22:15  
Blogger António said...

Ora vejamos:
Combinação: 2-2-2-2
Instrumentos: Cravo (se não houver cravo, piano) e violino.

Ideia brilhante!

Saudações

7/2/06 13:24  
Anonymous Anónimo said...

P.S. Os instrumentos que desejo ouvir são piano e clarinete.

Abraços, Miguel

7/2/06 20:47  
Anonymous Anónimo said...

A minha composição é:
SecçãoA-versão4
SecçãoB-versão3
SecçãoC-versão3
SecçãoD-versão4
Espero que gostem da minha composição e que seja muito ouvida.
Obrigado Miguel.

7/2/06 20:48  
Blogger Moon said...

Para mim pode ser só piano, ok?!
Thank you
Abraço,
Helena

7/2/06 20:49  
Anonymous Anónimo said...

Cheguei atrasada. So sorry!
Vou ouvir tudo direitinho, e se calhar, copiar.
Beijos da prima
Teresa

13/2/06 21:55  

Enviar um comentário

<< Home