Ritmo
Até ao Séc.XX, estava subjacente a qualquer peça musical um batimento regular constante, ao qual se dá o nome de pulsação ou tempo (posteriormente, alguns compositores começaram a diluir a noção de tempo, incluindo durações irregulares das notas nas suas obras).
A um conjunto de vários tempos (2, 3 ou 4) chama-se compasso. Dentro de cada compasso pode haver notas com durações diferentes ou até mesmo momentos de silêncio que se denominam pausas. À combinação de notas e/ou pausas de várias durações, chama-se ritmo.
Podem ouvir aqui a composição intitulada Tango Flamenco escolhida por nós porque permite exemplificar com facilidade dois tipos de organização rítmica: o ostinato e o contratempo.
Esquema do ritmo da peça Tango Flamenco
Como podem ver e ouvir, após a introdução há um ritmo que se vai repetindo sucessivamente. A este tipo de repetição chama-se ostinato. É fácil de verificar que, seguidamente, o ritmo se altera e ouvimos uma pequena sequência de contratempos.
Um contratempo é um ritmo constituído por uma pausa seguida de uma nota. Deste modo, a nota não é executada sobre o tempo, mas antes fora dele ou contra o tempo, daí esta denominação.
É possível executar uma peça musical sem qualquer melodia, utilizando somente ritmos. Para isto, nem sequer é necessário recorrer a instrumentos musicais tradicionais. O vídeo que se encontra a seguir, demonstra bem que qualquer objecto, mesmo um que à partida pareceria pouco adequeado para esta função, poderá servir para fazer música.
Grupo Fourschlag
Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado. Não se esqueça de desligar a música de fundo no botão parar no canto superior direito.
Dadas as condições atmosféricas deste fim de semana, temos a certeza que todos terão um destes insuspeitos instrumentos musicais à mão. Esperamos portanto que aproveitem para criar as vossas composições. :))
17 Comments:
É reconfortante vir aqui, aprender e apreender a tua sensibilidade Pamina. Só com pessoas como tu venceremos a Raínha da Noite. Beijos.
Os vossos videos são espectaculares.:)
Beijinho.
Já sabia o que era o ritmo, agora o vídeo é extraordinário:) Vi de boca aberta;) beijos e continuem assim a dar-nos estas maravilhas***
trabalho excelente o deste docente criativo e competente:)
Chapeus há muitos, todos sabemos.
Mas com este ritmo muito poucos.
Excelente video e como alguem diria: Maasss que bemmm escohido.
Espectacular! Há ali uns compassos que eu executo quando venho da rua, encharcada. Vou começar a treinar o ritmo :)
Beijinhos doces e uma óptima semana!
Sim, senhor professor! :)
Como timbres, ritmos ou compassos não fazem parte do meu dia-a-dia, vou lembrar-me de ti na próxima vez que abrir um guarda-chuva! Lamentamos, mas é o melhor que se pode arranjar! :))
Beijinhos para os dois!
Olá.. Eu venho aqui ás vezes mas como sou uma leiga neste assunto de música, música nem sequer "abro o pio"! Não querendo meter o nariz em foice alheia, deixo aqui apenas registado o que achei do vídeo deste "post": SENSACIONAL!
Desculpem-me a intrusão. Não resisti desta vez!
corrigindo... não é meter o n ariz em foice alheia (bem que ficava com ele em pedaços..LOL)mas sim meter o nariz em seara alheia... mesmo assim também actividade bem perigosa.
Henrique, Andorinha, Wind, MJ, Condedálmada, Mitsou, Rosa e M.P.,
Muito obrigada por terem dado um passeiozinho por estas bandas.:)
Ainda bem que gostaram do vídeo. De certa maneira, é uma gravação "histórica", pois julgo que, neste momento, o grupo está a actuar apenas com 3 elementos.
Um beijinho para vocês.
Está espectacular o video! Adorei!
Um abraço aos dois ;)
Extraordinário, adorei! Espero que voltem a pôr coisas destas no blog porque aqui estarei p'ra ver. Abraços =D
Passei para vos deixar um abraço de bom fim de semana :)
Pamina,
tenho visitado o vosso Blog e, por achar que para além de interessante e divertido é altamente educativo, acabei por trazer aqui os filhotes. O mais novo que adora tudo o que é relacionado com música ficou encantado com o vídeo. Já fala em divulgar na escola. Não tinha é percebido que o entusiasmo o tinha levado ao ponto de comentar. O Miguel das 9:25 é o meu filho.
Adoro a simplicidade que vos caracteriza.
Moon
Viktor,
Viva o Ritmo! Com esses "insuspeitos instrumentos" :) ou até com o próprio passo.
Menina Marota,
Bom fds para ti também.
Miguel e Moon,
Passem sempre e obrigado pelos vossos comentários. Um abraço.
Mi,
Utilizo sempre exercícios corporais para ensinar os ritmos aos meus alunos. O corpo é um dos melhores instrumentos musicais que existem. :) Um abraço.
Neste domingo chuvoso e triste, deixo aqui um sorriso e um beijinho doce para cada um :)*
Enviar um comentário
<< Home