05 julho 2006

A propósito da Sinfonia nº40 de Mozart...

...gostaríamos de vos apresentar a Srª. Dª. Ana, de apelido Crusa, mais familiarmente conhecida por Anacrusa :)

Excerto do 1ºandamento da Sinfonia nº40 de Mozart

Diz-se que uma peça musical se inicia em anacrusa (ou anacruse), quando esta não começa na primeira pulsação do compasso. Assim, antes do primeiro compasso existem uma ou mais notas.

No caso da Sinfonia nº40 de Mozart, a peça começa com um acompanhamento de alguns segundos antes de se começar a ouvir a melodia. Para o que nos interessa, vamos analisar apenas a melodia. Esta, em vez de começar na primeira pulsação de um compasso, começa com duas notas e só a terceira nota é que corresponde ao início do compasso. É a esta técnica de composição que se chama "entrada em anacrusa".
No botão abaixo, poderão ouvir a melodia tocada ao piano com a marcação da pulsação. É fácil de ouvir as 2 notas que soam antes do primeiro click, ou seja, antes da primeira pulsação.

Esta técnica é muito utilizada, tanto na música Pop como na música erudita. Alguém se lembra de ter ouvido recentemente uma anacrusa? Esta senhora anda por aí... :)))

14 Comments:

Blogger b' said...

infelizmente eu não tenho ouvido para a música :(((

nem o compasso quanto mais a anacrusa:(((

beijinhos e abraços
@:)

6/7/06 14:43  
Blogger ASPÁSIA said...

Ex.ª Sr.ª Dª Ana Crusa

Cara amiga, há que tempos eu não tinha notícias tão pormenorizadas da minha velha amiga! Eu creio que nos conhecemos nos anos da Teoria do Maestro
Artur Fão, mas, sinceramente, já não me recordava da sua cara, por sinal, bem-disposta e divertida, facetas suas que logo transmite (em geral) à música que faz a gentileza de iniciar.

Desde tempos tão remotos como os do Wolfgang, vê-se, ou melhor, ouve-se, que não perdeu a frescura nas colcheias e semicolcheias, e por vezes até fusas, que lhe ornamentam a face, Dona Ana! A minha amiga está longe de se tornar como aquela chata da Ana Crónica, uma antiga colega das aulas de contraponto, que tinha a mania que era a preferida do Professor Eufónio do Canto Chão... que nos passava sempre transposições para Fá# m... belos tempos!

Eu diria que a amiga está presente também na Marcha Florentina
de Julius Fucik... mas não posso garantir, pois não vi a partitura.

Olhe, foi um prazer reouvi-la. Transmita melodiosas saudações
às suas filhas Wolfganga Fusa e Ludwiga Semifusa.

Vou ficar atenta à espera de a ouvir por aí mais vezes.

Beijinhos em Sol Maior ;))

6/7/06 17:01  
Blogger viktor said...

B',
Olá. Mesmo "não tendo ouvido", penso que é possível notar que, no pequeno exemplo que toquei, há duas notas antes do primeiro batimento rítmico.
Bjs. e até à próxima.

Aspásia,
De facto é verdade. Fontes próximas da Agência Noticiosa Com Fusa confirmam. O Sr.Fucik e a Srª. Dª.Ana Crusa andam juntos e foram fotografados junto à Barra Final de Armação de Clave.
Prevê-se uma reacção Mínima, provavelmente o anúncio do nascimento de mais um bemol.

Beijinhos em Sol menor
(a tonalidade da Sinfonia nº40).

7/7/06 11:48  
Anonymous Anónimo said...

Ora cá está a boa música a deliciar-nos!! - não conheço a 'anacrusa', mas acabo de deixar no 'chuinga' algumas sugestões para o fds... que o vosso seja mágico!, beijo, IO.

7/7/06 12:53  
Blogger viktor said...

Io,
Já vi as tuas sugestões para passar o fim de semana (sem futebol, claro!).
Falei com a Ni e já estamos a preparar a sardinhada.
Até breve.
Bjs.

7/7/06 20:41  
Blogger wind said...

Tão giro:))))
Se calhar vou escrever o maior disparate que vocês leram, mas o hip hop parece-me um bocado essa tal senhora anacruza. ehehheh.
beijos

7/7/06 23:58  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem a minha ignorância, mas em termos de "soar bem ao ouvido" não será essa entrada em anacrusa que populariza tantas melodias?

Beijinhos para os dois e um óptimo fim de semana :)

8/7/06 13:52  
Blogger viktor said...

Wind,
Não é um disparate:) De facto o Hip Hop utiliza a anacrusa a par de contratempos, acentuações, etc.
Bjs.

Cinda,
É isso mesmo. Nós gostamos muito de ouvir anacrusas sem sabermos concretamente o que são e sem reparar que elas lá estão:))))
Bjs. Bom Domingo.

9/7/06 13:06  
Anonymous Anónimo said...

As coisas que a gente aprende neste blog....!!!!! Mais uma vez muito obrigada; gostei muito de conhecer a "Sra. Ana Crusa".
Já agora aproveito para agradecer a ti, Pamina, a faixa da Dianne Reeves - tem uma voz espectacular.
Bjs Lena

9/7/06 15:48  
Anonymous Anónimo said...

A Ana crusa-se todos os dias connosco.Os leigos como eu é que não se apercebem dela.A não sequer que nos chapem esse senhora contra os olhos e os ouvidos.
A esta versão da Meditação é fabulosa: ultra-romântica, delicodoce, com uma intérpetre belíssima.
Obrigado Pamina e Viktor. Um grande abraço.

9/7/06 23:00  
Anonymous Anónimo said...

Continuando a aprender, mesmo sbendo;)

anacrusa anda mesmo por aí...

Ainda há pouco a ouvi!
Beijinhos, primo

10/7/06 16:22  
Blogger viktor said...

Lena,
Aqui há sempre qualquer coisa para aprender, desta vez com a ajuda de uma tão ilustre senhora :))
Bjs.

Henrique Dória,
Pois é, ela pode estar em qualquer esquina musical :))
Abraço

A rapariga,
Olá prima,
Já vi que lhe tomaste o gosto. Olha! Ali está outra e mais outra...
"Elas andem aí" :)))
Bjs

10/7/06 22:42  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues said...

Viva! Obrigada pelos teus comentarios. Passa no meu Mar e no Ser Humano... tens duas respostas. Beijinho

11/7/06 21:49  
Blogger viktor said...

Carlos José Teixeira,
Certo. As partes rítmicas também contam, embora muitas vezes os bateristas façam um compasso inteiro antes da entrada dos outros músicos e nesse caso não há anacrusa.
Quanto à segunda questão, não há uma forma fixa. O exemplo que dei foi com 2 colcheias, mas poderia ter sido com qualquer figura.
Um abraço e até à próxima.

Dakidali,
É sempre bom conhecer uma senhora tão simpática :)))
Bjs.

BlueC,
Já li as tuas respostas e reafirmo o elogio ao teu empenho no caso da situação da Beatriz.
Bjs.

11/7/06 22:28  

Enviar um comentário

<< Home