16 outubro 2006

Beethoven, pela primeira vez :)


Excerto do 3ºandamento da 9ªSinfonia de L.v.Beethoven


Numa recente conversa, os membros deste blog verificaram que ainda não tinha havido um post com música de Beethoven. Assim, resolvemos remediar esta falta.
Juntamente com Haydn e Mozart, Beethoven faz parte da chamada 1ªEscola de Viena, ligada ao período clássico. Posteriormente, viria a existir uma 2ªEscola de Viena, com Schönberg, A.Berg e Webern, associada ao serialismo e ao atonalismo.
Como é amplamente conhecido, Beethoven, para além de concertos para piano e orquestra, concertos para violino e orquestra, quartetos de cordas, sonatas para piano e uma ópera, compôs 9 sinfonias, das quais a nona é provavelmente a sua obra musical mais conhecida.
Esta sinfonia é composta por 4 andamentos, sendo o último constituído por diversos géneros musicais, desde o coral até à fuga, tendo por base o sobejamente conhecido tema normalmente denominado como O Hino da Alegria. Muitas vezes, apenas se presta atenção a este último andamento, esquecendo um pouco os outros que, tal como este 3º andamento, Adagio molto e cantabile - andante moderato, são também belíssimos.
A fim de não tornar o ficheiro demasiado grande, seleccionámos o início do andamento, no qual é possível apreciar uma das melhores orquestrações para sopros de madeira (flautas transversais, oboés, clarinetes, fagotes) jamais efectuada.
No próximo post, continuaremos a focar esta obra e temos uma pequena surpresa. :)


Quem será este menino? Por que olha tão fixamente para aquele instrumento? Qual a sua relação com Beethoven? Veja a resposta a estas e a outras perguntas nas cenas dos próximos capítulos da sua novela A Nona Sinfonia. :)))

35 Comments:

Blogger Brunette said...

Setôr

Estou exausta... foram os anos do Murcon :))

Só para referir penso o menino ser um Pablito que veio cá no tempo do Pedro de Freitas Branco... o meu pai já tem falado nisso...

E quanto à 10ª Sinfonia de Beethoven? Realidade ou ficção?

Jinhos :)

17/10/06 02:49  
Blogger Brunette said...

Ah! Lembrei (?)...

Não é o Pablo Sarasate???

Agora para mais ajuda não sei do telemovel... que está no silêncio...

Mas fiz 1 hora de teclado...
eu sou uma escrava...

Bjs :)

17/10/06 02:55  
Blogger viktor said...

Brunette,
A identidade do nosso menino permanece um mistério, tal como certas músicas :)))))
Quanto à pseudo 10ªSinfonia, já ouvi alguns excertos. Um medley de temas de Beethoven sem qualquer consistência formal.
Bjs.

17/10/06 22:14  
Blogger Brunette said...

Setôr

Hummmmmmmmmm.....

Náo é mais mistério... creio bem que o menino conseguiu crescer e tornar-se neste Senhor.

Se estiver de novo errada, emigro para Buenos Aires... a ver se arejo as ideias.

Bjs.

18/10/06 00:47  
Blogger Brunette said...

Setôr

J´ai fait un dodo de 5 heures seulement... mas je veux faire plus de TPC. Des tas de TPC!!!

Quanto ao menino atrás referido... ai.. ai... desde que vi a foto dele ontem já Senhorito... olhe... passei a noite a sonhar com ele.... ouvia violinos - Guarneri del Gesú, claro!!!- por isso é que só dormi 5 horas...
Aliás tenho impressão que vou cambiar o teclado pelo violino... ainda por cima tendo um Professor cá em casa... e aí uma dúzia de violinos fora uma guitarra portuguesa que não sei onde pára... ele bem me quis ensinar em pequena mas eu era só: "Ai... ui... ai... dói-me o queixo... dói-me o braço... doem-me os dedos... dói-me o cotovelo!!!... Pai, já me dói o ombro... e já são horas do lancheeeeeee..."

Pra que saiba, pra que saiba, Setôr...

Enfim.... Tanguédias de la Vida!!!!

:)))

18/10/06 12:04  
Blogger Pilantra said...

ó sotôr

o Beethoven é um chato! E tinha uma cabeçorra tão grande que não cabia na fotografia e tiveram que lhe fazer bustos e mais bustos que até o meu pai comprou um de gesso e de cada vez que mudava de camarote lá ia o cabeçudo debaixo do braço!
Além disso ele copiou esta ao Paco Bandeira naquela da ternura dos quarenta, arrepare lá bem!
E aí ao menino cara de bolacha só lhe desejo que não seja lusodescendente que eu começo a ficar agoniada com esses descobrimentos. Antigamente descobriamos à vela, agora descobrimos de feição! Arre!
A sua greve calhou que nem ginjas!
Tive um campeonato de caricas, outro de pião e ainda deu pra copiar os TPC aí pela marrona da Brunette! Baril!

19/10/06 11:29  
Anonymous Mi said...

Olá Viktor

Posso dar uma pequena ajuda à brunette?
Parece-me que esse menino nasceu em 1916 e tinha 14 anos nessa fotografia...

20/10/06 07:14  
Blogger viktor said...

A Mi acertou! E posso adiantar que este menino deu uma fantástica entrevista pouco antes de falecer. Trata-se de um programa de 1h30. Porém, talvez se dê um jeito a isso no próximo post...

20/10/06 21:55  
Blogger mikmy's_blog said...

Olá Viktor e Pamina.
Sou o Miguel, o filho da Lena.
Bom, eu desde pequeno que gosto muito de música classica, pedia ao meu avô para copiar CDs dos dele e depois fechava-me no quarto a ouvir os dele e os da minha mãe.
Eu gosto muito de Vivaldi e especialmente das "Quatro Estações".
Também gosto muito do "Lago dos Cisnes" de Tchaikovsky.

Abraços do Miguel.

P.S. O vosso blog é um espectáculo!

20/10/06 23:37  
Blogger Brunette said...

Mi

Com a tua ajuda minha colega do Quadro de Honra crei bem então só possa ser...Oscar Shumsky, um belo Senhorito também en su tiempo como se vê...
Estes violin players eram todos umas taras... olha que pena eu ser mais das teclas...

Hei-de ver se o encontro na colecçao do STRAD do meu pai... onde já descobri o Elmar...

Bom f d s e beijinhos

Setôr, SetôôôôôôÔr...

A paasar TPC´difíceis para me apanhar, hem???

Vou dizer ao meu Pai e ele vai dar-lhe um zero (absoluto)....

;))

21/10/06 02:17  
Blogger Brunette said...

E então agora de mordaça, hem??? Para não lhe cair a placa do teclado próprio sobre os teclados do PC e do Clavicórdio... não???

Eu como sabe sou mais para o Harpsicórdio... e trabalho como sobresselente aos teclistas da Niederlândia....

;))

21/10/06 02:30  
Blogger Brunette said...

Quanto ao Óscarzinho ele estava a pensar como é que se ia safar das cadências de Beethoven em frente ao Fritz Kreisler, decerto...

mas só a parola do divino Mestre nos iluminará...

Volto à composição do meu Impromptu Blues...

;))

21/10/06 02:33  
Anonymous Cinda said...

Gostei muito do post e das respostas das alunas atentas :)

Beijinhos doces para os dois e um bom fim-de-semana

21/10/06 11:00  
Anonymous Mi said...

Viktor,
Se esse programa é um em que ele até aparece de pernas para o ar... embora lá dar todos os jeitos possíveis e não só talvez. :)

21/10/06 17:08  
Blogger MJ said...

Menuhin! Estou curiosa pelo próximo post porque confesso que desconheço a sua ligação com Beethoven :)

21/10/06 22:55  
Blogger viktor said...

Mikmy's_blog,
Olá Miguel. Bem-vindo à blogosfera! Fico contente com os teus gostos musicais. A malta jovem gosta mais de "abanar o capacete" e esquece outras músicas.
Até à próxima. Bons estudos.
Um abraço.

Brunette,
Segundo a última proposta de ECD apresentada pelo Ministério da Educação, os pais já não vão avaliar os professores...
Enfim, podes marcar a viagem :))))
Bjs.

Cinda,
É aquilo a que se pode chamar ensino dinâmico! :)))))
Bjs.

Mi,
De pernas para o ar? A data está certa, mas nunca o vi em tal posição.
Bjs.

Mj,
CEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERTO!!!!
É só esperar mais um pouco. O próximo post está para breve.
Bjs.

22/10/06 00:21  
Anonymous Mi said...

Viktor,
Se estas iniciais também estiverem certas - Y M - prometo mandar-lho nessa posição... que é a não perder! :)

22/10/06 04:38  
Blogger wind said...

Sublime este 3º andamento. É tão lindo que até arrepia e de facto a orquestração é belíssima!
Quanto ao menino não sei quem é, mas irá tocar Beethoven:)
Beijos

22/10/06 20:11  
Blogger Brunette said...

MJ

Parabéns cara colega!!! E note-se a coincidência das datas de nascimento do O. S. e do Y. M.... e ainda ontem estive com ele de pernas para o ar, entre mãos!...
mas meteram-se me uns trabalhos sobre Teoria da Invisibilidade em Meios Quirais Anisotrópicos e Metamateriais e por outro lado umas pesquisas sobre o Xadrezista Lucena e o seu Tratado "Repetición de Amores y Arte de Axedrez" que agora não sei onde pus a foto do maestro de pernas para o ar!!!

É que uma pessoa não chega para tudo...

Até mais logo, vou jantar com o Grande Confessor... e passei o dia a limpar alaúdes e tabuleiros de xadrez...

Hasta...

:)))

22/10/06 20:30  
Blogger Brunette said...

Bem... regressei para dar aqui uma faxina(çáo) também... é que tenho andado em grandes limpezas de Outono no convento do Grande Confessor...

Primo

Quanto ao violinista upside down
eccolo quá!

Piu prestissimo, impossibile...

MJ

Estás convidada para ir à Flauta de Pã da minha mestra Aspásia ;)))... onde poderás ver um filme que ilustra as refracções de um Nocturno de Chopin num meio quiral anisotrópico à luz da invariância quântica do Teorema de Venn-Planck-Einstein. Não é necessário levares fato de astronauta... não custa nada, vais ver (e ouvir)...

;))))

22/10/06 21:26  
Blogger A Rapariga said...

Atentamente atenta!

22/10/06 21:27  
Blogger Brunette said...

Secondo

Setôr

Viagem? Mas que viagem? As minhas melhores viagens são à la Mestre Fernando Pessoa...
Capisce??? (com s antes do c, senão lia-se cápitche... cápiche? vá ver a Divina Comédia che luogo vedete...)

:9

22/10/06 22:09  
Blogger Brunette said...

Terzo

Rapariga

Eu disse Primo e não Prima!!! De qq modo és prima só em Português ou também auf Deutsch?

:))

22/10/06 22:11  
Blogger Brunette said...

Quarto

Quanto aos capindós para uso em casos de

a) Heteronímia
b) Multifacetismo
c) Polimorfia
d) Heptanickismo

podem comprar-se nesta O HOMEM INVISÍVEL -LOJA DE CAPAS E ARTIGOS DE LINGERIE - ESTAMOS EM SALDOS - 5 CAPAS PELO PREÇO DE 1,5. APROVEITEM!!! É P´R´ACABAR!!! É P´R´ACABAAAAAAAAAARR!!!

22/10/06 22:16  
Blogger Brunette said...

QUINTO

Oh, colegas Mi e Mj!!! (já percebi q estão por ordem alfabética...) E então nós vamos admitir um Prof. que nunca viu um Maestro destes de pernas para o ar????
Onde é que o Prof. andará com a cabeça???

PRÓ OLHO DE CAMÕ..., DIGO DA RUA JÁ, ANTES QUE EU ME IRRITE!!!

E além disso se vai fazer uma novela "A Nona Sinfonia" devia chamá-la era "A Novena Sinfonia"!!!

Ó MINISTRA VOLTE A PÔR JÁ A AVALIAÇÃO DE PROFS, QUE JULGAM QUE NOS ANDAM A FAZER O NINHO ATRÁS DA ORELHA!!! JULGAM-SE MOCHOS SÁBIOS...

:9

22/10/06 22:31  
Blogger MJ said...

É verdade sim sr! Isto um prof que nunca viu o mestre de pernas para o ar não pode ser. Em qualquer dos livros lá vem ele a fazer os seus exercícios de Ioga. Muito disciplinado...

22/10/06 22:41  
Blogger Brunette said...

SEXTO

Tchertissimo MJ!!!!

Tu mi piaci, sai.

Andiamo noi due presto a concorrere all Professorato di questa Scuola!!!

Io teoriche, tu pratiche.

Venerdi, facciamo revisionismo della matéria donata.

Ho detto.

Prof.

Mi aspetggi.

;9

22/10/06 22:58  
Blogger Brunette said...

E quando sale il primo fascicolo della "Novena Sinfonia"???

Aspetto fa um temporone. É per oggi o per domani!

Fate presto chi mi sta mancando la pazienzia!!!

Va bene... vado all harpsicordio, la mia unica passione.

;9

22/10/06 23:00  
Blogger viktor said...

Mi,
Fantástico! O mestre em momento de exercício.
Bjs.

Wind,
Este andamento é de facto sublime.
Por acaso, o menino não vai tocar Beethoven, mas vai fazer outra coisa :)))
Bjs.

Brunette,
Curioso. Eu a pensar que tinha uma aluna francesa. Agora passas a vida a falar italiano :))))) Devem ser más influências ou então sofres de Gripe da Aspásia :))))
Bjs.

A rapariga,
Olá priminha. É só esperar mais um pouco.
Bjs.

Mj,
Pois é. A disciplina é essencial na música.
Bjs.

23/10/06 00:11  
Blogger Brunette said...

OH PROF!!!

Perdeu as lentes de contacto nalgum antro de perdição?

Quem mandou a foto fui EU, MOI, JE !!!

Desculpa LÁ, MI, DOeu-me o cotovelo!!!

;)))

23/10/06 00:47  
Anonymous Mi said...

Sim, sim, Viktor, e aqui já quase com 80 anos!

23/10/06 14:25  
Blogger viktor said...

Brunette,
Minha querida aluna :)))) Claro que vi que a imagem tinha sido enviada por ti. Como ia eu perder uma foto tão... como dizer, tão amarrada.
A minha resposta à Mi referia-se à existência de uma imagem.
Bjs.

Mi,
Caso para dizer que, para os violinistas, a idade não pesa.
Bjs.

23/10/06 14:59  
Blogger Brunette said...

MI, MJ, MK.... ai perdão, já ia embalada...

Caras colegas, pois não fôramos nós na nossa aplicação e esta escola já tinha falido.
Isto não é nenhuma 2ª Escola de Viena como o prof. parece julgar.. É mais uma 27ª Escola das Caldas, penso eu!!

Então já que estamos em trabalho de grupo sobre o Yehudi, aqui vai mais uma asana de Lótus.

ó prof., redima-se e faça aqui umas aulas destas!!! Íamos todos relaxar... no bom sentido, claro!

E então cadê a fotonovela "A Novena Sinfonia"?? Suponho que se passe na sacristia da Catedral de Heiligenstadt!!! (Cidade dos Santos, naturalmente!)

Veja lá se dá corda ao Draft senão ainda o mando rezar 2 terços, 97 Salve Reginas e 31 Actos de Contrição!!!

Olhe, encomende-se a Santa Cecília... é o melhor.

E claro que o violino conserva muito pois eles andam com umas caixinhas leves... agora os teclistas, com matacões às costas, não admira que arranjem hérnias discais... ou CDais??? já estou baralhada. O jantar não me caiu bem...

Bjs

:))))

23/10/06 21:55  
Blogger MJ said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

24/10/06 12:11  
Blogger MJ said...

Brunette:

Onde está o prometido comment?

24/10/06 12:13  

Enviar um comentário

<< Home