10 julho 2005

Foi extinto o Ballet Gulbenkian

No passado dia 5 de Julho, o Ballet Gulbenkian, criado em 1965, foi oficialmente extinto através de um comunicado do Conselho de Administração da Fundação. O programa Ritornello da Antena 2 assinalou, na última quarta-feira, esta triste data para todos os amantes da dança, apresentando uma emissão especial dedicada ao Ballet Gulbenkian. Nela foram transmitidas várias obras que aquela companhia de dança apresentou ao longo de quase 40 anos de existência.
Decidimos solidarizar-nos com esta iniciativa, focando hoje uma obra levada à cena, com grande êxito, pelo Ballet Gulbenkian: A Sagração da Primavera de I.Stravinsky. (Programa 1/ Programa 2).


Têm estado a ouvir o princípio do último andamento da Segunda Parte desta obra, Danse Sacrale. Este bailado é composto por duas partes, A Adoração da Terra e O Sacrifício. A obra foi estreada a 29 de Maio de 1913 no Teatro dos Campos Elíseos, tendo provocado nesta ocasião um considerável tumulto. Um ano mais tarde tornou a ser apresentada em Paris, desta vez com grande sucesso.

Informação sobre I.Stravinsky
Informação sobre A Sagração da Primavera
Informação sobre os Ballets Russes

No Século XX foi dado um passo muito importante na libertação do ritmo da "tirania" da barra de compasso, nomeadamente por Stravinsky que introduziu na sua música irregularidades rítmicas. Na Sagração da Primavera esta técnica pode ser mais facilmente identificada no 2º andamento da primeira parte, denominado Les Augures printaniers - Danses des adolescentes, que poderá ouvir aqui:

Por favor desligue o som no canto superior direito antes de carregar neste botão.

Ao ouvir o início do exemplo, tente efectuar a seguinte contagem, pronunciando o número 1 com mais força:
123456789 12 123456 123 1234 12345 123

O próprio Stravinsky, referindo-se ao ritmo nas suas obras, afirma o seguinte:
"Um dos principais problemas na execução da minha música é a marcação dos tempos. Uma peça minha pode sobreviver a quase tudo, excepto a um andamento errado ou inseguro (...) O problema da execução estilística da minha música é de articulação e de dicção rítmica. A nuance depende delas. Articulação é principalmente separação."

O compositor, durante uma entrevista conduzida por Robert Craft, ao ser-lhe pedido que desenhasse a sua música efectuou o seguinte esquema:

Robert Craft: Poderia desenhar a sua música recente? Por exemplo:

Igor Stravinsky: Esta é a minha música.
Esperamos que não seja necessário colocar um post para marcar a data de extinção da Orquestra ou do Coro Gulbenkian:)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para quem quiser, pode assinar aqui a Peticao Contra a Extinção do Ballet Gulbenkian

13/7/05 02:32  
Blogger Pamina said...

Olá Mi,

Obrigada pela link. Nós já assinámos.
"Nem só de pão vive o homem":)

14/7/05 01:08  
Anonymous Anónimo said...

What a great site
» » »

30/12/06 20:11  

Enviar um comentário

<< Home