10 setembro 2005

Associação Musical da Pocariça


Como vamos para fora uns dias não vai ser possível colocarmos um novo post no próximo Domingo, como vem sendo hábito. Assim, e , na sequência do post anterior, deixamo-vos como companhia a Banda da Pocariça. Sobre ela diz o seu maestro Jorge Paulo Margaça, as seguintes palavras:

“A Associação Musical da Pocariça foi constituída em Abril de 1914 com a designação de Associação Musical Recreativa da Pocariça, por iniciativa de um grupo de rapazes amantes da música.
(…)
Angariando sócios e organizado o respectivo Fundo Social por subscrição pública e outras receitas, não tardou que fosse contratado um Mestre de Música para tomar conta do ensino dos rapazes que haviam de constituir a Filarmónica, principal objectivo a que visava a Associação.
Em Julho seguinte, comprava-se o instrumental necessário e depois de meio ano de aprendizagem fazia a Banda a sua estreia em 1 de Janeiro de 1915, saindo para a Rua em Cumprimentos aos seus Benfeitores e à Terra.
(…)
Actualmente a banda é composta por 48 filarmónicos, na sua grande maioria jovens, com idades inferiores a 20 anos, dos quais 18 são elementos do sexo Feminino.
A Regência da Filarmónica, desde Abril de 2003, encontra-se a cargo do Prof. Paulo Margaça, coadjuvado pelo Prof. Ivo Figueiredo.
Evoca o Ilustre Pocaricense ANTÓNIO DE LIMA FRAGOSO, compositor, “Um génio feito saudade”, como motivo de exemplo e de entusiasmo para a nossa Juventude que encontra na Música e na sua Banda um grande veículo de inspiração.

Pocariça, Maio de 2004”

Esta aldeia do concelho de Cantanhede tem um lugar muito especial no nosso coração, pois nela nasceu o compositor acima mencionado, António Fragoso, cuja obra, tão pouco conhecida, tentamos divulgar.

9 Comments:

Blogger wind said...

Gosto de ouvir bandas e o som que saiu daqui fez-me lembrar aqueles filmes de antigamente, que já revi tantas vezes com gosto:) Beijos para vocês*

10/9/05 14:12  
Blogger Menina Marota said...

Gostei de vos rever no jantar. Uma boa viagem, que tudo vos corra bem

Um abraço aos dois :)

11/9/05 13:12  
Blogger Amita said...

Após a jantarada, venho dar-vos os parabéns, o ambiente esteve maravolhoso, e dizer-vos que adorei ouvir a excelente peça musical de António Fragoso. Foi muito bom rever-vos. Continuação de boas férias. Um abraço amigo

12/9/05 02:16  
Blogger Mitsou said...

Boa viagem e parabéns atrasados ao Viktor. Beijinho doce para os dois!

12/9/05 02:27  
Blogger Pamina said...

Olá Ni,

Já sabes que temos um "fraquinho" por Cantanhede e pela Pocariça. Imagina que no jantar do Murcon encontrámos mais uma pessoa da área (uma aldeia perto da Pocariça) que, claro, conhecia o António Fragoso e fez uma introducãozinha, antes do Viktor tocar o 1º andamento da Petite Suite. Como vês, a divulgação continua.
Um grande beijinho para ti.

12/9/05 14:19  
Blogger JMTeles da Silva said...

Gosto muito muito do vosso blog. Continuem. A música merece.

13/9/05 12:25  
Blogger _Stardust_ said...

Que lindo... e nem de propósito! Não é que além de ser de Coimbra, a banda da Pocariça foi "abrilhantar" a festinha da aldeia onde passo uns magníficos dias no Verão? Nada mais verdade que a metáfora dos bombeiros voluntários.
E ainda vi a página da Pamina e... outra coincidência: tenho família em Catraia de S.Paio e também na Vide e a zona da Fraga da Pena, Porto da Balsa, Piodão, Ponte das Três Entradas é das minhas favoritas!
Parabéns pelo blog e pela divulgação! :)

15/9/05 10:44  
Anonymous Anónimo said...

ola, a todos eu sou a Ilda Figueiredo, música e monitora da Associaçao Musical da Pocariça; é com muito orgulho que toca e ensino nesta associação. toco há quase vinte anos e ensino também há muitos. nunca passamos por momentos tao brilhantes como estes ultimos anos, damos todos graças a este novo maestro prof. Jorge paulo Margaça,pelo desempenho e por acreditar em nós, este senhor tem sim o dom da música.....jinhos Ilda Figueiredo Requintista

16/1/08 12:25  
Blogger diva said...

toquei na banda durante 7 anos, felizcorne. Hoje a minha sobrinha ai toca trompete. O meu pai foi presidente da associaçao Musical durante anos. A minha historia com a banda é uma grande historia de amor. estou em França mas é sempre com muita emoçao que ouço a sua cada vez melhor interpretaçao. O seu cd esta no meu carro e pode -se dizer que é "vira o disco e toca o mesmo". Força até breve

20/2/08 18:23  

Enviar um comentário

<< Home