24 outubro 2006

"We are not here to dominate, but to learn and to serve..." - Yehudi Menuhin


Excerto do 3ºandamento da 9ªSinfonia de L.v.Beethoven

Julgamos que neste momento já todos sabem quem é o menino da foto:) Pois é verdade, trata-se do grande violinista e pedagogo, Yehudi Menuhin.
Continuando a responder às perguntas deixadas no fim do último capítulo, ele está naturalmente a olhar para o violino por razões óbvias. Quanto à sua ligação com Beethoven, embora evidentemente tenha interpretado obras deste compositor, o que nos interessa hoje é a sua regência das sinfonias de Beethoven, nomeadamente da Nona.
Nos vídeos abaixo, poderão ver fases de um ensaio desta sinfonia, intercaladas numa conversa com Wim Kayser, o realizador de um famoso programa de televisão holandês, intitulado Van de Schoonheid en de Troost (Do Belo e da Consolação), no qual foram entrevistadas várias personalidades das áreas das artes e das ciências. Alguns destes episódios têm sido apresentados pela SIC, infelizmente quase de madrugada. Esta entrevista foi efectuada pouco antes de Yehudi Menuhin falecer, o que, como saberão, ocorreu em Berlim, em 1999.
Antes de passarmos a palavra ao mestre, gostaríamos de explicar que do programa original foram compilados cerca de 30 minutos, que, por razões de ordem técnica, não foi possível colocar num só vídeo. Daí a existência de 3 vídeos diferentes que poderão ver um a seguir ao outro.

Deixem-se embalar pela magia da música e das palavras. Esperemos que gostem :)

Para visualizar estes vídeos, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.



Parte 1



Parte 2



Parte 3

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Prof.

Apanhado com a boca na botija, hem?

E 3 vídeos logo hoje que eu estou com a blefarite assanhada...

Bem, verei o que posso fazer...

Isto custou a sair, também!!! Levou epidural???

;))

24/10/06 23:38  
Anonymous Anónimo said...

Descobri este blog hoje. Que surpresa boa!
Mas como faço para ouvir?

24/10/06 23:48  
Anonymous Anónimo said...

Quando for 'grande', hei-de ter isso tudo instalado... por agora, como não chego à imagem, digo que gostei da música ambiente, que sou fã de Menuhin (tenho os três discos que gravou com Grapelli). Mais deixo um beijo aos dois e aviso a Pamina que há cinema francês lá na minha xafarika, IO.

25/10/06 00:29  
Anonymous Anónimo said...

o´sanji

tens de carregar 2 vezes no sinal de play em baixo à esquerda de cada videoclip (ou audio clip), mas antes de abrir os videos crrega em cima no botão da Internet que tem um X (é o Parar) para parares o som que entra logo qd aqui entras...

Boa Sorte
e Bem Vindo à nossa escola de música, vais divertir-te imenso...

:))))

25/10/06 00:39  
Anonymous Anónimo said...

Imbuído da intenção de não viver para dominar, mas para aprender e servir, Y Menuhin empenhou-se numa missão paradigmática de criar 'lugares' para a aprendizagem da música desde a infância, actividade que considerava essencial para o desenvolvimento pleno das capacidades emocionais e criativas do homem.
Este post é uma feliz e merecida evocação desse admirável homem.
Parabéns Viktor

25/10/06 10:49  
Blogger mfc said...

Uma muito boa surpresa.
Parabéns. Gostei imenso.

26/10/06 12:34  
Blogger ASPÁSIA said...

Depois de ouvir as palavras deste Maestro na Música e Mestre na Vida, só posso ficar no silêncio da minha humana insignificância.

Obrigada, Viktor.

27/10/06 01:16  
Blogger JFR said...

Este blog é verdadeiro serviço público. Não sou um conhecedor de música, nem sei tocar qualquer instrumento (com pena minha), mas gosto de ouvir música, dos mais variados géneros. Basta, para isso, que atinja a minha sensibilidade. Ao chegar aqui, aprendo e delicio-me com o que ouço e vejo. Como seria diferente a cultura artística dos portugueses se tivessem, como matéria obrigatória da sua escolaridade, a aprendizagem da música (num tom similar, e etariamente adaptado, ao deste blog e o contacto com outras formas de arte (pintura, dança, escultura, etc.) num mesmo registo. Dessa forma é que se criariam públicos futuros.

À Pamina e ao Viktor o meu muito obrigado. Tenho pena de não lhes poder agradecer pessoalmente no Jantar do Murcon. Os dois eram uma razão de peso para a minha presença a qual, infelizmente para mim, não será possível.

E, mais ainda, por viver a 3 Km do local do jantar que, aliás, visito algumas vezes. Visito e recomendo, nomeadamente, pelas boas entradas (pataniscas, um óptimo presunto, as tripas enfarinhadas, as lascas de entrecosto, bem acompanhadas por umas "lambretas"), um peixe sempre fresco (e do mar), tudo apoiado na simpatia e simplicidade do Sr. João, o dono da "tasquinha".

Espero vir a ter uma nova oportunidade para exprimir, pessoalmente, a minha admiração pelas vossas pessoas.

27/10/06 23:31  
Blogger viktor said...

Brunette ou Brunetta,
Obrigado pelas instruções.
Parabéns por teres sido a ilustre visitante nº20.000!
Como prémio, ficas dispensada de fazer 2 trabalhos de casa :))))))
Bjs.

O'sanji,
Bem-vindo ao BonaMusica. Espero que tenha conseguido ver os vídeos, seguindo as instruções da Brunette.
Até breve.

IO,
Pois é, quando fores grande, terás as extensões ActiveX a funcionar e poderás ver vídeos. Que esse dia esteja próximo!
Bjs.

Je,
Menuhin - Um homem com o dom da palavra. Penso que os parabéns deverão ser dirigidos à Pamina, que idealizou este post e realizou a competente gravação audio-visual do programa que passou na televisão a horas tardias.
Bjs.

Mfc,
Na música, as supresas são uma constante.
Um abraço.

Aspásia,
Para além disso, Menuhin continua a inspirar a educação musical por esse mundo fora.
Bjs.

Jfr,
Muito obrigado pelos seus elogios. De facto, não é necessário tocar um instrumento para apreciar a arte musical. Felizmente, a Educação Musical, outrora confinada a apenas 2 anos obrigatórios (no 5º e 6º anos de escolaridade), foi recentemente alargada, tanto no 1ºciclo como no 3ºciclo.
Educar os ouvidos demora muito tempo. Por acaso, hoje mesmo, numa aula, estava a exemplificar uma parte de flauta, quando uma aluna me diz "Que bonito!"
Missão cumprida.
Infelizmente, não nos iremos encontrar amanhã, mas decerto não faltarão futuras oportunidades.
Por último, venham essas especialidades gastronómicas, regadas com a simpatia do Sr.João.
Abraço.

28/10/06 02:08  
Blogger mtc said...

I can only think of music as something inherent in every human being - a birthright. Music coordinates mind, body and spirit.
Yehudi Menuhin

So do I :)

Um post muito, muito bonito, Pamina e Viktor.
Adorei... a música e as palavras.
Divirtam-se muito hoje:)
Beijinhos

28/10/06 10:45  
Blogger MJ said...

Meu Deus, este é Homem é incrível!
Adorei ver os vídeo, pena não ter estado aí para ver o programa.
E já agora, onde é que é esse tão afamado restaurante do Sr. João? Perto do Porto?

30/10/06 22:25  
Anonymous Anónimo said...

OH MJ!!!!!!!....

Então aqui a escrava pôs outro dia o link no Murcon para a PAH... e agora tu??? Estás descendo um degrau na minha escala... de Dó!!! ;)

Bem, por esta ainda passa, colega, mas olhe que não volto a deixar-te copiar os TPC!!!


Petisqueira dos Futuros Gordinhos...

;9=

30/10/06 22:42  
Anonymous Anónimo said...

Deliciada, como sempre.

Dois beijinhos muito doces e votos de um óptimo fim-de-semana.

3/11/06 00:09  

Enviar um comentário

<< Home