19 setembro 2006

Regresso às aulas :)))))




Versão dos Swingle Singers das Variações para piano Ah! Je vous dirai, Maman, K.265, composta por Mozart com base no tema tradicional Twinkle Twinkle Little Star.

Sumário:
Audição de uma peça de Mozart.
As claves.
A clave de sol, a clave de fá e a clave de dó.

O que é uma clave?
Uma clave é o sinal que indica a posição das notas na pauta e que se coloca no início de todas as linhas da mesma.

Quantas claves existem?
Actualmente, existem 3 claves. Para além da mais conhecida clave de sol, existem ainda a clave de fá e a de . As várias claves correspondem a registos diferentes. Assim, a clave de sol é normalmente utilizada para o registo agudo, a de dó para o registo médio e a de fá para o registo grave.
Conforme os instrumentos, é utilizada uma clave adequada ao respectivo registo. A clave utilizada numa peça, por exemplo, para violoncelo é normalmente a de Fá. Para violino, geralmente utiliza-se a de Sol. Os sacrificados dos pianistas são obrigados a tocar peças com duas claves diferentes simultâneas: a de sol na mão direita e a de fá na mão esquerda. :)))))))))

Uma figura colocada sobre a mesma linha da pauta pode assim significar uma nota diferente, conforme a clave que se encontra no início da pauta. Vejamos os seguintes exemplos:

Como se pode ver, a nota Sol na clave de sol é um Si na clave de fá ou ainda um Lá na clave de Dó.

Trabalho de casa:
Cantar a canção da aula em voz alta, com o nome das notas.
Desenhar 40 claves de sol, 20 claves de fá e 10 claves de dó.
Completar as figuras, escrevendo o nome de cada uma das claves correspondentes. :)))))))

13 setembro 2006

Imagens fresquinhas:)) da Last Night of the Proms 2006




Hornpipe: Jack’s the Lad - Henry Wood

Teve lugar no passado Sábado, dia 9 de Setembro, no Royal Albert Hall de Londres, o tradicional concerto que encerra a temporada dos concertos Promenade. Como já tem vindo a ser hábito, para além do palco principal nesta sala, foram instalados palcos em Swansea, Glasgow e Belfast, respectivamente no País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
Este ano, a orquestra foi dirigida por Mark Elder que manteve em vários momentos um diálogo animado com os espectadores e efectuou um discurso recheado de piadas bem típicas do humor britânico.
Poderão consultar o programa completo do concerto aqui. Dele, escolhemos, devido a pertencer a um estilo de música menos habitual, a peça Bullanguera, interpretada pela violinista Viktoria Mullova, e ainda o célebre Jerusalem que, como sempre, foi acompanhado por todo o público.

Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.


Colocação da coroa de louros no busto de Sir Henry Wood, Bullanguera e Jerusalem

E agora, como sucede no fim do concerto, vamos todos dar as mãos e cantar o Auld Lang Syne :))))))))

03 setembro 2006

Festival de Salzburgo de 2006


Excerto da Abertura da Ópera As Bodas de Figaro de Mozart

Para o primeiro post depois das férias, os repórteres do BonaMusica deslocaram-se a Salzburgo :))))))), a fim de efectuar a reportagem do primeiro espectáculo do Festival de Música deste ano, o qual inaugurou simultaneamente o novo espaço denominado Haus für Mozart / Casa para Mozart. Como não podia deixar de ser, foi escolhida uma obra deste compositor, a célebre ópera As Bodas de Figaro.
Composta em 1786, com libretto de Lorenzo da Ponte, esta ópera em 4 actos basea-se na comédia de enganos homónima de Beaumarchais. Com efeito, a ópera possui um dos enredos mais complicados de sempre, repleto de peripécias e reviravoltas na acção. É difícil explicá-lo em poucas palavras, tal como concluiu o autor deste esquema :))))))))))


Carregar para ampliar


Quem desejar embrenhar-se nas teias desta complicada intriga, que decorre durante um só dia, poderá consultar aqui um site que explica detalhadamente os actos da ópera.
Nela aparecem vários personagens, dois dos quais em particular, o Conde de Almaviva e Figaro, sobejamente conhecidos mesmo daqueles que são pouco amantes de ópera. Quem não ouviu já falar da célebre ópera Barbeiro de Sevilha do compositor G.Rossini (1792-1868), onde se assiste às peripécias da corte feita pelo Conde à sua amada Rosina, com a ajuda de Figaro? Com efeito, ambos os compositores se inspiraram em peças de teatro de Beaumarchais. Não esquecer, contudo, que, embora a acção das Bodas de Figaro decorra após vários anos de casamento dos Condes de Almaviva, a ópera de Mozart é cerca de 30 anos anterior à de Rossini.

Um dos aliciantes deste espectáculo, apresentado no passado mês de Julho em Salzburgo (a ficha técnica completa está aqui - quando abrir carregar, à direita, na palavra "cast"), foi a participação da famosa soprano Anna Netrebko que interpretou o papel de Susana. Como inovação, o encenador criou uma personagem extra, muda, vestida com trajes semelhantes aos do pajem Cherubino, mas com asas, simbolizando assim Cupido, ou, em sentido mais lato, o Amor. O tom geral da encenação é austero e sombrio, "strindberguiano", procurando transmitir ao espectador os sentimentos mais íntimos das personagens.

Poderão ver abaixo a ária completa Voi che sapete e um outro vídeo com vários excertos deste espectáculo transmitido em directo pela ARD.

Para visualizar estes vídeos, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.


Ária Voi che sapete - int. de Christine Schäfer (embora a personagem de Cherubino seja masculina, esta é habitualmente interpretada por um soprano)



Excertos da ópera