Como prometido na semana passada, vamos continuar a celebrar os 250 anos do nascimento de Mozart, apresentando um sistema de composição, inventado por este compositor em 1787, que se chama Musikalisches Würfelspiel, ou seja Jogo de Dados Musical. Este sistema é muito complexo e permite milhões de diferentes combinações, conforme poderão ver neste site. Assim, criámos para esta ocasião uma versão simplificada que, ainda assim, possui 256 combinações.
Comemoram-se no próximo dia 27 de Janeiro os 250 anos do nascimento do compositor W.A.Mozart. Para assinalar esta data, estão planeadas para o ano de 2006 várias iniciativas em todo o mundo. A título de curiosidade, podemos referir que, por exemplo, em Salzburgo estão agendados, para além de grande número de concertos, também exposições, colóquios, congressos, programas especiais para crianças e até a inauguração de um novo edifício da Universität Mozarteum, uma escola superior de música e das artes do espectáculo.
Também gostariamos de nos associar a estas comemorações, em conjuntocom todos os leitores deste blog. Assim, no próximo post (Domingo 29 de Janeiro), iremos apresentar um sistema de composição inventado por Mozart que permite a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de música, compor uma pequena peça musical e inclusive escolher os instrumentos que a executarão. Depois de nos serem comunicadas as vossas opções, no fim de semana seguinte serão publicados os resultados finais, tocados com a simulação dos instrumentos que indicarem.
Alguns concertos irão assinalar esta efeméride na próxima semana. Indicamos os seguintes, em Lisboa e Porto: Lisboa - Palácio Nacional da Ajuda - Domingo 29/1 - 17h - Sinfonias nº2 e nº36 - Orquestra Metropolitana de Lisboa Porto - Casa da Música - Sexta-feira 27/1 - 21h30 - Sinfonia nº1 e nº41 (a primeira e a última sinfonias de Mozart)- Orquestra Nacional do Porto
No canto superior direito, poderão ouvir um excerto da Abertura da Flauta Mágica, a primeira música a ser colocada neste blog. Para iniciar as comemorações mozartianas, resolvemos revisitar esta ópera, cuja sinopse poderão consultar aqui, apresentando uma ária da Flauta Mágica. Nesta cena do 2ºacto (Quadro 11 do link acima indicado), a personagem Pamina pretende suicidar-se, sendo dissuadida pelos 3 Rapazes (no link referidos como "Gênios" e no original como "3 Knaben").
A célebre cantora que poderão apreciar neste vídeo dipensa qualquer apresentação. Cremos que o seu rosto será facilmente reconhecido. :)
Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.
Esta semana vamos voltar a abordar um dos aspectos essenciais da música, desta vez, os andamentos. A palavra andamento significa naturalmente a velocidade da pulsação de uma peça musical. De acordo com esta velocidade, existem designações, em italiano, para a identificar. Partindo do andamento mais lento, os nomes mais utilizados são os seguintes: Largo, Adagio, Andante, Allegro e Presto.
Ao clicar no botão acima, podem ouvir um excerto da Suite nº1 - Arlésienne de Bizet, a qual apresenta alterações sucessivas de andamento: Allegro, Presto, Adagio e Allegro. Esta alternância não é muito vulgar dentro de uma secção musical sem qualquer paragem. Para além do significado já mencionado, a palavra andamento pode referir-se também a cada uma das partes que compõem uma peça musical, como por exemplo, concertos, sinfonias, etc. (sobre o número de andamentos de uma sinfonia, por favor, ver o post de 17 de Outubro de 2005). Seguidamente, poderão ouvir um exemplo de cada tipo de andamento:
Como devem calcular, gostariamos muito de vos mostrar o espectáculo inteiro. Uma vez que isto não é possível, vamos apresentar esta semana mais uma ária, nomedamente a primeira parte da cena II do 2ºacto, a célebre canção do Toreador. Incluimos ainda um outro video, numa montagem efectuada por nós, de alguns dos melhores momentos desta encenação. Mais uma vez, esperamos que gostem. :)
Para visualizar estes vídeos, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.
Ária do Toreador interpretada por Philippe Rouillon
Excertos de alguns momentos da ópera
(Por razões técnicas, a primeira parte deste post está nos arquivos, mas o video da semana passada está em funcionamento)
Como prometido, vamos à ópera: a Carmen no Festival de Bregenz
Como já devem ter notado, existe neste blog um link para o site do Festival de Bregenz. Trata-se de um festival de ópera que se realiza todos os anos, no Verão, nesta cidade austríaca situada nas margens do lago Constança.
Neste festival têm sido apresentadas variados tipos de ópera, desde clássicos como a Flauta Mágica de Mozart, até obras de compositores contemporâneos, como por exemplo, em 1981, West Side Story de Leonard Bernstein e mais recentemente em 2001, Of mice and men (adaptada do romance de J.Steinbeck Ratos e Homens) do compositor americano Carlisle Floyd. Uma das encenações mais avant-garde foi apresentada nas temporadas de 2001 e 2002, com a popular ópera La Bohème de Puccini. Voltando ao tema específico deste post, em 1991 foi apresentada a ópera Carmen de G.Bizet, numa encenação de Jerome Savary com centenas de figurantes e Emil Ivanov e Marjana Lipovsek nos principais papéis. Aproveitando as características físicas do local, pois o palco é construído sobre a água, foi possível apresentar cenas espectaculares, principalmente as que decorrem no acampamento dos contrabandistas. O cenário reproduzia imponentes penhascos com quedas de água. Estiveram presentes em cena 8 cavalos e foi especialmente construída uma maquette de um touro em tamanho real. Esta encenação recuperou a tradição da inclusão de dança nos espectáculos operáticos, como era usual no Séc.XIX, tendo, neste caso particular, actuado em várias cenas, para além de um pequeno corpo de baile, um grupo de bailarinos de flamenco.
Como poderão observar, o palco foi construído em cima do lago que se vê no fundo da imagem.
Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.
Poderão ver aqui a célebre ária Habanera. Para a semana tencionamos apresentar mais alguns momentos deste espectáculo. Esperamos que aprovem a nossa escolha e que gostem das cenas que seleccionámos.