Estão a ouvir "Os Fósseis", um andamento da peça O Carnaval dos Animais do compositor francês Camille Saint-Saëns. Tal como Mozart, foi um menino prodígio, tendo dado, pela primeira vez, um concerto de piano e orquestra com a idade de 1o anos. Para além de pianista e professor deste instrumento, foi também um exímio organista. Em 1871, fundou, com Romain Bussine, a Sociedade Nacional de Música. Enquanto compositor, destacam-se da sua obra a ópera Sansão e Dalila, a Sinfonia nº3 e a peça O Carnaval dos Animaisque vamos hoje explorar. Esta suite consiste num conjunto de 13 pequenos trechos e um final, todos dedicados a um animal ou a uma personagem diferente :
1. Introdução e Marcha Real do Leão 2. Galinhas e Galos 3. Animais velozes 4. Tartarugas 5. O Elefante 6. Cangurus 7. Aquário 8. Personagens com orelhas compridas 9. O cuco nas profundezas dos bosques 10. Pássaros 11. Pianistas 12. Os Fósseis 13. O Cisne 14. Final
Normalmente, quando esta peça é apresentada em concerto há um locutor que introduz os vários andamentos. Também no video abaixo, uma realização do canal Arte, existe um mestre de cerimónias muito especial :) que vai apresentando todas as personagens. Por razões técnicas, infelizmente não é possível colocar aqui a obra completa de uma só vez. Assim, esta semana poderão ver o 1ºandamento, composto pela Introdução e a Marcha Real do Leão.
E agora ficam entregues à bicharada. :)
Para visualizar este vídeo, deverá utilizar o Internet Explorer e ter o Windows Media Player versão 9 (ou superior) instalado.
Nos 150 anos da morte de H.Heine: Die Lorelei de Heine/Silcher
Die Lorelei
Ich weiß nicht was soll es bedeuten,
Daß ich so traurig bin...
Não sei o que significa
Eu, ai tão triste estar:
Lenda dos tempos antigos
Não sai do meu pensar.
O ar está frio, escurece,
E o calmo Reno flui,
O cume do monte resplandece
À luz do crepúsculo azul.
A mais formosa das virgens
No alto, no seu lugar
Fica, as gotas faiscando
Cabelos de ouro a pentear.
Penteia-os com pente de ouro
E canta uma canção
Que tem uma melodia
De misteriosa atracção.
O barqueiro em sua canoa
É presa no seu louco ansiar,
Ele não olha os recifes,
Só pro alto pode olhar.
Creio que as ondas tragaram
Barco e barqueiro, afinal-
E foi Lorelei quem fez isso
Com o seu canto fatal.
(Versão livre de Yonara Melo Vieira)
Depois dos 250 anos do nascimento de Mozart, celebra-se no próximo dia 17 de Fevereiro outra efeméride, os 150 anos da morte do grande poeta alemão Heinrich Heine (1797-1856). Realizou-se recentemente num teatro de Hamburgo um espectáculo de homenagem a este poeta, transmitido pelos canais ZDF e 3Sat, no qual actuou um coro japonês, Man's Choir Japan Allstars, que interpretou uma versão do célebre poema de Heine, Die Lorelei, musicado por Friedrich Silcher (1789-1860). Este compositor foi discípulo de Carl Maria von Weber, director musical na Universidade de Tübingen e compôs mais de uma centena de Lieder. Existe um museu que lhe é dedicado, o Silcher-Museum, em Weinstadt-Schnait (próximo de Estugarda).
Tal como prometido, vamos publicar as composições baseadas nas vossas opções e tocadas nos instrumentos que nos pediram. Desta vez, estão a ouvir uma outra sequência que escolhemos (4 2 3 4), tocada da seguinte maneira: violino, oboé, vibrafone, orquestra de cordas (arcadas cruzadas) e orquestra de cordas (arcadas rápidas). Agora, por ordem de entrada dos comentários, aqui ficam então as vossas músicas:
Wind Sequência: 2 3 1 2 Instrumentos: piano e violino
Mi Sequência: 2 1 4 3 Instrumentos: violino, viola e violoncelo
Ni Sequência: 3 4 4 2 Instrumentos: piano, violino e clarinete
Andorinha Sequência: 1 4 3 2 Instrumentos: piano e clarinete
Amélia Sequência: 3 4 2 1 Instrumentos: como não deixou a sua escolha, optámos por trompete, trompas e tuba contrabaixo, porque ninguém tinha escolhido metais.
Agradecemos a todos a vossa participação. :) Para a semana vamos comemorar outra efeméride, não necessariamente (só) musical.