De um modo conciso, poder-se-á dizer que uma suite é uma peça musical composta por vários andamentos de dança, típica do período barroco. Podemos encontrar a forma original da suite em livros de tablatura alemães e franceses do Séc.XVI. Estes incluem, habitualmente, a seguinte sequência de danças: passamezzo, saltarello, pavane, gagliarde ou pavane, gagliarde, allemande e courante. No Séc. XVII era costume formar grupos de danças do mesmo tipo. Deste modo, a peça podia ser constituída por várias pavanes, várias gagliardes, etc.
A partir de meados do Séc. XVII a ordem mais habitual tornou-se a seguinte: allemande, courante, sarabande e gigue. Entre a sarabande e a gigue eram por vezes introduzidos intermezzi tais como: minuetto, gavotte e bourrée. Outra novidade consistiu no aparecimento de um prelúdio no início da suite.
A suite para orquestra teve o seu auge no Séc. XVII na ópera e no ballet. Entre os compositores mais importantes de suite deste século, destacam-se Allegri em Itália, J.B.Lully e J.P.Rameau em França e M.Praetorius na Alemanha.
J.S.Bach elevou o género suite ao seu expoente máximo, não só através das suas célebres suites orquestrais BWV 1066-1069, mas também através das suas suites francesas e inglesas e das suas 6 suites para violoncelo.
J.S. Bach (1685-1750) com três dos seus filhos
Carregue no botão abaixo para ouvir a aria da Suite nº3 em Ré, BWV 1068 de Bach, que é composta pelas seguintes partes: ouverture, aria, gavotte, bourrée e gigue.
Nos botões abaixo, poderão ouvir, respectivamente, o minuetto e a badinerie da Suite nº2 em Si menor, BWV 1067 que é composta pelas seguintes partes: ouverture, rondeau, sarabande, bourrée, polonaise, minuetto e badinerie.
Todos os exemplos musicais são interpretados pela orquestra
The English Concert dirigida pelo maestro
Trevor Pinnock e foram cedidos pela Mi.
Juntamente com o Concerto Grosso, a suite permaneceu durante muito tempo a forma dominante de música orquestral, especialmente na Alemanha. Só em finais do Séc.XVIII esta forma foi substituída pela sinfonia.