Concerto Anual da Orquestra Filarmónica de Berlim na Waldbühne - Berlim, 26/6/2005
Realizou-se ontem o famoso concerto que a Orquestra Filarmónica de Berlim apresenta anualmente na Waldbühne (Wald=floresta/Bühne=palco) e que é habitualmente transmitido pela estação de televisão 3SAT.
Para os que não conhecem este espaço, a Waldbühne é um anfiteatro ao ar livre integrado numa grande zona verde, perto do Estádio Olímpico, com capacidade para cerca de 25.000 espectadores. Durante o Verão são realizados aqui vários concertos, dos quais aquele que teve lugar esta noite é certamente um dos mais populares.
O tema deste ano foi Eine französische Nacht (Uma noite francesa), tendo em anos anteriores havido já, nomeadamente, Uma noite espanhola, com direcção de orquestra de Placido Domingo, e Uma noite russa, na qual foi interpretado o Concerto para piano e orquestra de Tchaikovsky pelo famoso pianista Lang Lang.
Por favor, não esquecer de desligar o som do vídeo antes de carregar nestes botões
O concerto começa às 20:15, hora local, ainda com luz do dia. Progressivamente, vai escurecendo, até que o concerto acaba já de noite fechada. O ambiente poder-se-á comparar ao do célebre concerto Last Night of the Proms inglês, embora seja menos esfuziante, excepto no apoteótico final no qual a orquestra toca, todos os anos, a peça Berliner Luft (que têm estado a ouvir) acompanhada pelas palmas do público.
Entre as bancadas e o palco existe um relvado, onde muitos espectadores se sentam em cima de mantas. É vulgar levarem também consigo bebidas e alimentos. Há sempre muitas crianças presentes, apesar do concerto acabar a uma hora na qual é hábito, na Alemanha, as crianças já se encontrarem a dormir.
Tudo isto contribui para tornar este concerto um espectáculo sui generis e demonstra que o formalismo de uma sala tradicional não é condição indispensável para a fruição da chamada música clássica.
Poderão ver o programa do concerto através desta link. De acordo com o tema da noite, foram tocadas peças de compositores franceses do final do século XIX e princípio do século XX. A orquestra foi dirigida por Sir Simon Rattle e como solistas actuaram as pianistas "irmãs Labèque". Foram apresentadas como encore, as peças Gymnopédie nº1 de E. Satie e a Danse Générale de Daphnis et Chloé de M. Ravel.
Que tal alugarmos um autocarro e irmos a Berlim, no próximo ano? Já se encontram abertas as inscrições:)
(A reprodução de imagens e sons efectua-se com intuitos meramente didácticos)